Briefing




Conheça sua empresa!
Briefing, ou em português - Instruções

Logotipos, logomarcas, logos, marcas, símbolos, identidade visual ?

É um conjunto de informações, uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, documento, sendo muito utilizadas em Administração, Relações Pública e na Publicidade. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema e com estas pistas, ter idéias para criar soluções.
O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.

• Onde tudo começa?

Em design não se faz nada sem um "briefing" bem elaborado. É a fase mais importante de qualquer projeto, quando são identificadas e discutidas todas as necessidades do projeto; Empresa, produto ou idéia, com levantamento completo das informações essenciais para o entendimento dos objetivos e desenvolvimento do trabalho.

Discutidas e computadas com precisão todas as informações, dá-se início ao processo de criação, que leva ainda em conta questões como linguagem, estilo, cores, tipo e tamanho de letras, diagramação, formatos.

Buscando a produção de um material não somente esteticamente atraente, único e criativo, mas, sobretudo, comunicativo e tecnicamente viável.
Abaixo, um exemplo do que pode ser objeto de discussão no briefing de um logotipo: 



• Sobre a empresa
Identificação da Empresa/Organização
Identificação do objeto do logotipo (empresa, produto ou projeto)
Natureza: Novo projeto ou revitalização de logo já existente
Prazo de entrega
Orçamento disponível


• Conceituação/Objetivos
Objetivos;
Identificação do público-alvo (nível sócio-cultural, faixa etária, etc.);
Mensagem (ns) deve(m) ser associada(s) com o logotipo, ou de que forma a empresa/produto/projeto quer ser percebido pelo mercado;
Diferenciais frente aos concorrentes que precisam ser explorados com mais intensidade;
Identificação dos principais concorrentes;
Identificação dos planos de Marketing e peças de comunicação;
Identificação dos pontos fortes e fracos da empresa/produto/projeto em relação à concorrência;
Preferência ou exigência de cores, se trata-se de preferência pessoal ou existe algum motivo técnico, cultural ou está vinculado a algum tipo de valor;
Indicar logotipos que podem ser considerados como referência de estilo/linguagem para o trabalho, explicando as razões da escolha;
Avaliar quais mídias deverão ser mais usualmente utilizadas para veiculação do logotipo. (impressão em papel, brindes, uniformes, tv, internet...);
Identificar o tipo de informação, dado ou gráfico que deve constar obrigatoriamente (grafismos ou sinais institucionais, símbolos, nome, expressões, etc.);
Identificar que tipo de informação, dado ou gráfico deve ser evitado;
Identificar os elementos típicos da atividade que podem ser utilizados como fontes de inspiração/referência para a criação;
Quando tratar-se de revitalização/redesenho de logo já existente, identificar os prós e contras do logotipo atual, a razão da mudança, o que precisa ser preservado ou omitido e o que a nova identidade deve corrigir ou reforçar em termos de comunicação;
Outras informações relevantes ou úteis.
Na propaganda temos muitas ferramentas importantes do marketing que nos auxilia em uma boa campanha de divulgação. Por isso, temos que analisar o melhor veículo de comunicação para sua empresa.

Assim, no objetivo de alcançar um resultado positivo, atingindo o foco da empresa e o melhor custo.


Pense nisso.!

Assim se faz uma boa campanha publicitária para buscar sempre atingir o objetivo!

Fonte: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing

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